"A DOR É SUPORTÁVEL QUANDO CONSEGUIMOS ACREDITAR QUE ELA TERÁ UM FIM, E NÃO QUANDO FINGIMOS QUE ELA NÃO EXISTE". Campbell A.B.

Érico Koike
erico@massumi.com.br
(44) 9 9924-9134 / 9 9122-4796
10/09/2018 17:58
A famosa técnica das ventosas

A famosa técnica das ventosas

Um dos assuntos mais comentados durante a Olimpíada foi ‘ventosaterapia’ – ou técnica da ventosa – utilizada pelo nadador olímpico Michael Phelps. Quem assistiu as provas de natação pode notar as marcas roxas na altura dos ombros, região de trapézio e parte escapular, que chamou muito atenção.

A ventosaterapia é uma técnica milenar da medicina chinesa, que utilizada copos de vidro por meio da sucção. Seus benefícios são melhorar as dores, relaxar a musculatura e também aumentar no nível de circulação sanguínea na região. É uma técnica rápida de aplicar e o atleta já sente a melhora desde a primeira sessão.

Em vários campeonatos de crossfit já observamos alguns atleta com essas marcas utilizadas por quiropraxistas, fisioterapeutas, acupunturistas e profissionais especializados na área esportiva.

Os atletas do crossfit que participam de competições o ano inteiro estão sempre treinando em alta intensidade e o tratamento preventivo com profissional da área da saúde é essencial para que a recuperação seja rápida e evite as prováveis lesões durante os treinos.  Durante as competições, dores são inevitáveis pelo nível de exigência do corpo desses atletas, e a técnica da ventosa pode ser utilizada tanto no preparatório e recuperação, tanto como durante a competição.

Porém, é importante um diagnóstico preciso porque esta técnica não pode ser utilizada, por exemplo, em rupturas musculares, suspeitas de hemorragia, pacientes com dermatites, cortes e ferimentos recentes no local da aplicação. Pessoas com quadros viróticos, também, devem procurar outros tratamentos.

(fonte: https://www.ativo.com/experts/a-famosa-tecnica-das-ventosas/#)

© 2018-2018 Nanu. Todos os direitos reservados.